sábado, 30 de junho de 2012

PROJETO DO GRUPO DA PROFESSORA ROSIMEIRE


PROJETO DE LEITURA
GRUPO
Henrique Campelo
Maria do Rosário
Maria Nila
Rosimeire Fernandes

– Alunos :(2º ano ao 5º ano) Período: 1º e 2º Bimestre de 2012
Corguinho – MS
INTRODUÇÃO
Este projeto tem por objetivo desenvolver o interesse pela leitura significativa e crítica.
A leitura é, um ato social. Por isso é importante que a leitura e a interpretação sejam desenvolvidas
desde os primeiros anos do letramento. (2º ano ao 5º ano). O professor pode ser um agente
disseminador da leitura.
Vale lembrar que o destino da leitura está ligado às instituições especializadas, escola – biblioteca e
à sociedade como um todo. Leitura, conhecimento e cultura estão interligados.
Perroti (1990) alerta sobre a urgência de apresentar a leitura como “atividade natural e reconhecida
pelo e no grupo social” para conferir à infância identidade sócio – cultural.
O processo da leitura depende também da competência comunicativa do leitor, competência essa
que muitas vezes é limitada pelos problemas da escola atual, tais como o avanço da burocracia
administrativa, o predomínio de estruturas curriculares tecnocráticas, práticas pedagógicas
autoritárias, fragmentação do saber, apatia dos alunos e professores, entres outros.
A leitura constrói a cidadania a medida que o homem se transforma dentro dessa sociedade.
JUSTIFICATIVA
“Pensar é procurar para si próprio, é criticar livremente e é demonstrar de forma autônoma. O
pensamento supõe então o jogo livre das funções intelectuais e não o trabalho sob pressão e a
repetição verbal.” Piaget.
A leitura enquanto oportunidade de enriquecimento e experiência é primordial na formação do
indivíduo e do cidadão.
Propomos desenvolver este pequeno projeto para valorizar o desenvolvimento e o andamento do
processo de aprendizagem estimulando o hábito da leitura, seduzindo o aluno(a) de forma criativa
para a leitura de livros e que o educando se aprimore no seu desenvolvimento, trabalhando o lúdico.
Porque a paixão pela leitura acontece a partir do momento que o indivíduo internaliza que é preciso
ler para com isso através desse conhecimento, ele possa lutar pelos seus direitos sabendo dos seus
deveres.
Esta ação deverá acontecer uma vez por semana, na biblioteca da Escola.
Serão atendidos alunos do 2º ano, 4º ano e 5º ano, que estão cursando nesta unidade, no período
vespertino, nos dias a ser combinados com os professores regentes, neste ano de 2012.
O projeto terá duração de dois meses e os professores regente acompanharão as aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Auxiliar o professor regente no processo de leitura;
● Enfatizar os problemas e possibilidades que envolvem o ato de ler.
● Levar o aluno a utilizar suas experiências, sua história de leitura e seus conhecimentos para
produzir sentido em relação aos textos lidos.
● Induzir os alunos à compreensão do texto e a construção e desenvolvimento das habilidades de
suas competências na comunicação.
● Enfatizar o gosto e a importância da leitura.
METODOLOGIA
O planejamento das aulas bem como confecção dos materiais será feita pelo professor e a
bibliotecária (Adelina Engers), professora readaptada.
É na escola que ocorre o encontro com os livros com o conhecimento, principalmente a biblioteca é
o lugar de promover este momento prazeroso. Trabalhar a leitura com alegria é promover a
aprendizagem para a permanência atuante do indivíduo fazer a sua transformação dentro da
sociedade.
A perspectiva é acompanhar, orientar, estimular o gosto pela leitura desenvolvendo as competências
e habilidades de cada turma.
Observação: levar os alunos para sala de tecnologia para fazer leitura virtual, com incentivo ao
aluno conceitualizar a importância da leitura virtual. Porque geralmente, as “pessoas” não leiam,
vão copiam e colam.
ALUNOS ATENDIDOS
(2º ano ao 5º ano)
AVALIAÇÃO
A avaliação será através do professor regente durante os dois meses com a observação nos avanços,
se foi válido ou não, se aconteceu a melhora individual de cada aluno durante estes encontros.
Se houve progressos na escrita, na parte oral enfim na rotina escolar.
No último dia poderá acontecer uma pequena confraternização. Neste momento, escolher dois ou
três alunos de cada ano para fazerem a apresentação de sua história.
REFERÊNCIAS
http://purl.pt/index/geral/PT/index.html
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/

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