PROJETO EDUCACIONAL-LENDO PARA A VIDA
CURSO-LINUX EDUCACIONAL
ALUNAS - EDIMA COSTA DE ALMEIDA
ANA CÍCERA DA SILVA
ADRIANA FERREIRA
DAIANE LEMES RAMIRES
GLAUCE KLENER CORREIA DOS SANTOS
CORGUINHO-2012
JUSTIFICATIVA - Considerando a necessidade de ampliar a cultura e os
letramentos de forma prazerosa propõem a execução do projeto educacional -
LENDO PARA A VIDA.
OBJETIVO GERAL - Elevar o desempenho acadêmico dos alunos do 3°
ano do ensino fundamental da EE JAQ – estimulando-os ao uso das TICs.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS-
#Incentivar a prática da leitura impressa através do uso dos
recursos da literatura infantil ,jornais ,revistas e gibis.
#Estimular a expressão oral e musical através das cantigas de
roda, paródias e ou interpretações musicais.
#Incentivar a argumentação e a oralidade através da leitura
orientada, da simulação de programas televisivos e da participação nos
programas da rádio - escola local.
#Estimular a busca e a construção de novos textos e apresentações
utilizando as ferramentas básicas da internet e power point ,ampliando a
leitura e a escrita.
METODOLOGIA
Diariamente os educandos serão orientados a prática da leitura de
contos, fábulas e histórias da literatura infantil, levando-os a uma
interpretação oral ou escrita, bem como a familiarização de outros recursos da
mídia impressa como jornais, especialmente a descoberta dos anúncios e ainda a
leitura de revistas e gibis de forma a despertar o prazer pela leitura.
Diariamente os alunos do 3º ano A da EE José Alves Quito, serão
incentivados a expressão oral através da música, no momento da acolhida ,onde a
professora deverá incentiva-los a cantar as cantigas básicas do folclore
nacional ,dentre as quais deverá selecionar uma semanalmente e propor desafios
de reescritas ,interpretação oral e ilustrada ,encenação ,paródias, etc.; Tal
procedimento deverá ser ampliado no semestre seguinte desafiando cada aluno a
elaborar sua própria apresentação musical por ocasião do festival da canção da
escola.
Quinzenalmente os alunos serão estimulados a procederem a leitura
de pequenos textos fazendo uso do microfone e bimestralmente deverão construir
a simulação de um programa de auditório onde cada um terá sua participação
defendendo seus posicionamentos e ou respondendo a questões ,momento este que deverá
ser filmado para análise conjunta ,visando a familiarização com os recursos e a
apresentação em público ,ainda semestralmente os alunos deverão elaborar, com o
apoio da professora ,um programa informativo a ser na rádio - escolar com a
apresentação oral e uso da mídia gravada- músicas ,propagandas ,etc.
Utilizando as ferramentas de busca na internet ou clip-art os
alunos deverão quinzenalmente elaborar slids no power - point partindo de
imagens associadas a informações ,recortes e colagens de textos ,construindo
novas apresentações ,fazendo junção de ideias e aplicando a pontuação
necessária .sendo que tais textos consistirão em um portfólio que será avaliado
constantemente pelo prof., observando a necessidade de inferências e
principalmente o avanço do aluno.
Na culminância dos trabalhos, cada aluno deverá construir seu
próprio livro, que ao final do ano será entregue as famílias sob forma de tarde
de autógrafos.
AVALIAÇÃO
Consistirá num processo contínuo durante todas as fases do
projeto, primando pela qualidade do ensino e consequentemente a elevação do
desempenho acadêmico, cuja meta é de 100% de aprovação embasada na proposta
pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário